Kernel personalizado para o EeePC 1201PN

Publicado: 05/12/2010 em Uncategorized

Terminando a minha configuração do Linux Slackware 64 no EeePC fiz a configuração e compilação do Kernel 2.6.37-rc4 (até então o último Kernel). Não tive tempo de refinar muito o Kernel com o hardware, mas ficou basicamente os hardwares suportados pelo EeePC 1201PN. Lembrando que tem muita coisa extra para testes de redes e meu sistema de arquivo é o reiserfs (se alguém for tentar usar a partir deste antes de compilar veja se o seu sistema de arquivo esta compilado direto no kernel – não como módulo). Futuramente vou refinar mais as configurações mas por enquanto o .config está assim:

.config

Com este Kernel consegui, por exemplo, uns 20 segundos a menos de boot!

Depois de compilar o Kernel tive de repetir a instalação do Driver da Nvidia ION, mas o driver funcionou normalmente com este Kernel.

comentários
  1. Yusuke disse:

    Olá Professor,

    Estou querendo comprar um netbook e como uso linux em meu desktop desde 2005, queria saber se esse modelo tem boa compatibilidade, se as teclas de atalho especiais funcionam propriamente,esse tipo de detalhe, ainda que com algum ajuste especial.
    Obrigado!

    • profluizarthur disse:

      Então Yusuke,

      A parte de hardware (placa de vídeo, som, placa ethernet, placa de rede sem fio, bluetooth, e todo o resto) funciona muito bem, todos os hardwares são reconhecidos por padrão!!!

      Quanto as teclas elas realente não funcionam adequadamente. As teclas de controle de vídeo (controle de brilho, desligar o monitor) e hibernar funcionam belezinha! Mas as outras teclas não… bem a única configuração que eu fiz, quanto a estas teclas, foram as teclas de som (já que não tem controle de volume fora elas), mas mesmo assim eu utilizei a configuração de atalhos do KDE para relacionar a tecla do rWindows com as teclas respectivas ao aumento e decremento do controle de som (não consegui mapear a tecla Fn para ficar com a função original!). O resto das teclas eu não mexi pois não utilizo! Mas acredito que com um pouco de pesquisa é possível configurar todas as teclas corretamente, entretanto elas não funcionam por padrão… ESPERO TER AJUDADO!!!

      Eu gostei deste NetBook! Uso ele diariamente…
      Boa Sorte!

      • Yusuke disse:

        Obrigado pela resposta!
        As combinações de teclas que usam Fn mostram algum keycode no Xev?

        Não me recordo se é este modelo que algumas combinações passam a funcionar usando o parametro acpi_osi=linux no grub. Não sei se é algo que ficou obsoleto com o avanço do kernel, e portanto não necessita mais.
        Como é a autonomia deste modelo? ele tem aquela opção de alternar entre uma placa intel e a placa da NVidia? (acho que é Optimus o nome disso)

        Desculpa pelas perguntas, mas eu queria ter certeza que esse modelo vai me servir antes de comprar ele.
        Obrigado mais uma vez.

      • profluizarthur disse:

        Quanto a autonomia gira em torno de 5 a 4 horas (depende muito do que você esta fazendo), por exemplo,
        o mesmo trabalho que eu fazia com o meu Toshiba de 16” e a bateria ia embora em menos de 40 minutos
        eu faço com o EeePC 1201PN sem colocar na energia durante 2/3 do dia, ou seja, eu consigo trabalhar sem
        colocar na bateria, manhã e tarde e só colocar para carregar de noite!

        O meu tem a Placa de vídeo Nvidia ION e não tenho reclamação quanto a esta placa,
        ela deixa os efeitos do KDE bem suaves (quase não trava). E o driver com certeza funciona
        no Linux, se for com o driver do Kernel já dá a resolução 1360×768, mas os efeitos de vídeo ficam ruins!
        Já com o driver proprietário da Nvidia tudo fica ok e eu estou usando o kernel 2.6.37-rc8 de 64 bits…

        Quanto ao Fn no xev não obtenho nenhum retorno…🙂
        Quanto ao grub, depois eu vou testar, mas eu não sei não!!!

        At. Luiz Arthur

  2. Yusuke disse:

    Obrigado pelas respostas!

    Essa autonomia é bem aceitável.
    Minha intenção é usar o driver da Nvidia, afinal o hardware só funciona plenamente com ele no momento, nada contra o driver Nouveau, mas preciso dele funcionando😛
    Video HD (1080p) e Youtube HD ele consegue decodificar sem problemas?
    Acho que comprarei um modelo destes, parece servir pra meus propósitos.
    Muito obrigado pelas informações, mais uma vez.

    • profluizarthur disse:

      Então, quando eu testei ele ainda com o rWindows e com o Kernel padrão sem o driver Nvidia ele não rodou 100% dos filmes HD do Youtube.
      Mas com o driver da Nvidia no Linux (principalmente alterado) ele roda sem problemas a grande maioria dos vídeos HD. Eu usei para testar, por exemplo,
      a propaganda de lançamento do Call of Duty: Black OPS (no site oficial) e o vídeo rodou!!!

      Mas eu não testei filmes (no disco rígido) em 1080p! E não posso afirmar que ele vai rodar perfeitamente…

Deixe uma resposta

