KISMET, GPS, FIREFOX, SLACKWARE 64 e ERROR

Publicado: 05/12/2010 em Uncategorized

Ontem resolvi atualizar o meu Firefox do 3.6.3 para o 3.6.12. Apos a instalação do Firefox 3.6.12, da base do Slackware64, o Firefox não funcionou, dava um erro! Para resolver procurei sobre o erro na Internet e um site recomendou (acertadamente) atualizar o pacote gcc-g++-4.5.1-x86_64-2.txz e isto funcionou…

Hoje fui testar o Kismet (analisador de redes wireless) com um dispositivo GPS. A ideia era procurar redes na região e o Kismet interagir com o GPSd e passar a localização exata das redes localizadas! Porém durante a instalação do Kismet ocorreu um erro estranho (eu já fiz várias vezes a instalação do Kismet no Slackware 64 13.1 e nunca tive problemas). Deixei o Kismet de lado e fui tentar instalar o GPSD a partir do slackbuild e também ocorreu um erro estranho, que parecia estar relacionado ao compilador… Bem deduzi que o erro estava relacionado com a instalação do pacote gcc-g++-4.5.1-x86_64-2.txz. Então, desinstalei o pacote gcc-g++-4.5.1-x86_64-2.txz e voltei o pacote gcc-g++-4.4.4-x86_64-1.txz (padrão do Slack 13.1) e o GPSD compilou normalmente e posteriormente o Kismet também… é claro que o Firefox 3.6.12 parou e eu preferi reinstalar o Firefox 3.6.2 (depois vou tentar resolver o problema do Firefox novo de outra forma!).

Bem por fim fiz os meus testes com a busca de redes sem fio utilizando o sistema de GPS e funcionou que é uma beleza!

Com o teste constatei que o GPS no Linux funciona simplesmente como uma porta serial (no meu caso ttyUSB0) e dá para ler os dados com comandos simples (cat) como: stty -F /dev/ttyUSB0 ispeed 4800 && cat </dev/ttyUSB0. Porém o GPSD já faz a leitura dessas informações e compartilha através de uma porta de rede (cria um socket).

Bem com este caso podemos ver que é importante lembrar e ter consciência dos pacotes atualizados/instalados na máquina, ou será difícil resolver alguns problemas…

O próximo passo é tentar atualizar o meu Firefox sem perder a minha capacidade de compilação!

Deixe uma resposta

